quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Casa do Cordel estará na Semana do folclore do Centro de Turismo em Natal

 


 

Semana do Folclore começa quinta-feira no Centro de Turismo

Durante a semana do folclore, o Centro de Turismo de Natal (antiga detenção) irá se transformar no território livre do folclore popular. Isso porque irá receber exposições de pintura Naif, escultura popular, xilogravura e cordel, além de apresentações de artistas e danças populares. A abertura acontece no dia 19/08 (quinta-feira), às 21h, no Forró com Turista e as exposições estarão abertas ao público na manhã seguinte, a partir das 9h.

A decoração do Centro já será uma atração a parte. Logo na entrada o visitante poderá apreciar a coleção de bonecos João Redondo do acervo pessoal do professor Antônio Marques. No pátio estarão expostos cordéis da Casa do Cordel, sob a coordenação de Abaeté e as xilogravuras de Erick Lima, xilógrafo que vem se destacando na produção do estado.

No primeiro andar do Centro, a Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, estará expondo os mestres da arte ingênua e da escultura popular. Nas artes plásticas, a homenagem será a Edilson Araújo, artista nascido em Ouro Branco, no interior do estado, mas que hoje atua em São Paulo, onde vem se destacando, alcançando sucesso e reconhecimento. Ganhando, inclusive, prêmios em diversos certames nacionais. Na escultura será homenageado Chico Santeiro, de Currais Novos. Uma homenagem póstuma, uma vez que ele nos deixou em 2009.

A xilogravura será representada por Erick Lima, jovem cientista social que vem se destacando com uma produção ampla e de qualidade. E o cordelista Abaeté deve se mudar para o pátio do Centro com seu acervo de mais de mil títulos da Casa do Cordel.

A celebração do dia do folclore pelo Centro de Turismo já virou uma tradição. Uma entidade que sempre procura incentivar a produção da arte e do artesanato local sempre se antecipando às instituições oficiais. O próprio forró com Turista é uma iniciativa que visa preservar as tradições nordestinas e o forró pé de serra.

O Centro de Turismo espera receber visitantes de todos os locais do estado, principalmente famílias e grupos de colégios. Haverá barraca de comidas típicas, apresentação de grupos de capoeira, e bandas de música e exposição de livros. (Confira programação abaixo)

Arte Naif

A arte naif ou ingênua, ou ainda primitiva, é o produto de artistas plásticos com pouca ou nenhuma formação nas belas artes. Em sua maior parte auto-didatas, estes artistas costumam trabalhar com cores primárias e sem perspectiva e alcançam um efeito que surpreende a todos. No estado se destacam: Alexandre Ribeiro, Arruda Sales, Divaldo Rocha, Daniel Macedo, Edilson Araújo, Etelânio, Fé Córdula, Fábio Eduardo, Francisco Iran, Isaías, Ivanise, Ivo Maia, Iaperi Araújo, Jotó, José Estelo, Kleyton Rolemberg, Lourdinete, Lavoisier, Nivaldo, Paixão, Roberto Medeiros e Vatenor. Todos estarão expostos na galeria.

Escultura popular

O Rio Grande do Norte se destaca na produção de esculturas. Entre os grandes nomes do estado estão: Aderbal, Ambrósio, Carlos José, Chico Santeiro (Currais Novos), Daniel Alves,Dimas, Etewaldo, Geicifran Azevedo, Ivan, Jean, João Gregório, Júnior, Luzia Dantas, Nenê de Chicó, Nicácio (JJ), Ramiro, Santana, Santos, Sombra e Zé Santeiro. Que serão os destaques da exposição.

Programação


20/08 – sexta-feira – a partir das 15h
Pátio do Centro de Turismo
Apresentação: Grupo de Capoeira e Libertação – Natal/RN
Banda de música da Escola Municipal Ferreira Itajubá


21/08 (sábado) - a partir das 15h
Pátio do Centro de Turismo
Apresentação do Pastoril e Boi de Reis do Grupo da Associação Cultural do Bom Pastor

22/08 (domingo) - a partir das 16h
Pátio do Centro de Turismo
Apresentação do Grupo Capoeira e Libertação

De 21 a 31 de agosto, a partir das 10h teremos: barracas com comidas típicas, apresentação do sanfoneiro José Domingos, Exposição de Livros sobre pintura ingênua na galeria de artes (1º andar).

Artesão executando trabalhos em areia colorida.

Sorteio de cortesias do Mariana Badauê, Marazul Turismo e Forró com Turista. 

Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/48870/

2 comentários:

  1. Parabéns a todos que fazem A Casa do Cordel pelo excelente trabalho cultural no estado do RN e além fronteiras. Aqui fica meu abraço e incentivo. Muito sucesso a todos vocês. Este blog é espetacular.

    ResponderExcluir


O Canal da Casa do Cordel no YouTube

O Canal da Casa do Cordel no YouTube está atualizado, se inscrevam, curtam, compartilhem acione o sininho para receber as novas postagens.....