Cordelistas, Repentistas...

Erivaldo Leite de Lima, o poeta Abaeté.

Natural da cidade de Sertânea, no estado de Pernambuco, morando há mais de 20 anos em Natal, se considera um PERNAMPO(Pernambucano-Potiguar).

Idealizador e organizador da Casa do Cordel, Abaeté é autor de mais de 500 títulos de literatura de cordel, entre eles "O casal que engatou no parque industrial","Astrologia do peido","O câncer infantil", e outros.

Contato:poetaabaete@hotmail.com


 Rosa Ramos Regis da Silva, A poetisa Rosa Regis, natural da Paraíba(sítio Jerimum-Jacaraú-PB).


Aposentada da COSERN(comphania energética do RN), graduada em Economia e Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN).


É membro da SPVA(Sociedade dos poetas vivos e afins), UNICODERN(União dos cordelistas do RN) e da Academia de trovas do RN.


Contato: rosaramosdocordel@oi.com.br


 Juarez Araújo, poeta cordelista, membro da UNICODERN( União dos cordelistas do RN).

Autor de vários folhetos de cordel,entre eles "O preguiçoso".

É, ainda, economista e diretor da escola Carrossel, em Parnamirim-RN.










 Antônia Mota do Nascimento,Tonha Mota, Natural da cidade de Taperoá-PB.Irmã do saudoso Zé Vicente da Paraíba,herdou o dom da poesia popular.

Mora em Natal-RN.É membro da UNICODERN( União dos cordelistas do RN).






Contato: poetisatonhamota@yahoo.com.br



Nando Poeta nasceu em Natal-RN, a 05 de Novembro de 1962.Filho de Manoel Soares dos Santos e Cleonice Soares dos santos.Formado em Ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.É militante do Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado(PSTU).

Atualmete reside em São Paulo onde tem levado o cordel como instrumento facilitador de discussão.


Editou, pela Casa do Cordel os folhetos "Bush e Obama" e a "Peleja da CUT com a CONLUTAS".


Contato: nandopoet@gmail.com


Manoel Cavalcante de Souza nasceu no dia 04/03/1990, na cidade de Pau dos Ferros-RN, filho de Maria Estelita de Souza Castro e Edmilson Alves de Souza, apesar de jovem, escreve poesia há bastante tempo, desde seus dez anos de idade.
Em 2007, quando terminou o ensino médio, lançou em sua escola um livro com dez poesias intitulado "Um caçuá de cultura", este já está na sua segunda edição.
É acadêmico do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e poeta popular filiado à União dos cordelistas do RN( UNICODERN).
                                                                                                                                                             
Chico Sobrinho, violeiro repentista.Nasceu no sítio "Boi morto" em Aparecida-PB no dia 29 de julho de 1951.Começou a cantar em 1969.Participou de vários festivais, destacando-se a vitória no festival de Mamanguape-PB em 1995, em dupla com Daudete Bandeira.Faz parte da AEPP( Associação de poetas populares do RN) e da UNICODERN(União dos cordelistas do RN).
Contato: 84-99021499
 Sírlia Sousa de Lima, natural de Mossoró-RN.Reside em Natal-RN, cidade que representa seu referencial de vida.Apaixonada pela Literatura de Cordel, como educadora encontrou nesse gênero literário uma fonte inesgotável de saberes a serem explorados na escola ou em qualquer outro espaço.







Contato: sirlialima@hotmail.com



Braga Santos. Nascido em João Pessoa/PB. Desenhista, pintor, poeta cordelista , chargista, artesão e escritor.

Vive respirando arte, por onde passa e por onde anda.Vive da simplicidade, igual a um passarinho que não trabalha e nem planta e tem tudo direitinho.

"É isso aí, perssoá poeta do Brasí Caboclo, de mãe preta e pai João, aqui também é poeta preto e num é galêgo não!"(Braga Santos)

Contato: (84) 9981-3048






JADSON HENRIQUE DE LIMA (Jadson Lima)



Poeta,cordelista,músico,cantor e compositor.Filho de Manoel Amadeu de Lima e Maria de Lourdes Silvério de Lima,sendo o último dos três filhos do casal.


Reside em Bom Jesus-interior do estado do Rio Grande do Norte.Nascido a 31/10/1988,na capital do estado (Natal),considera-se um amante da poesia,especialmente a Literatura de Cordel.Em agosto de 2008 tornou-se membro da UNICODERN (União dos Cordelistas do Rio Grande do Norte).


Aos 18 anos de idade começou a jogar no campo da poesia.Autor de mais de 300 titulos de cordéis,entre eles:Patativa do Assaré-100 anos de gorjéio poético,Vinte anos de saudade do nosso rei do baião,Um rádio interesante,Eu acho melhor ser corno do que ser uma vez prefeito,Homenagem aos idosos,dentre outros.


Contato: E-Mails: jadsonhl@hotmail.com / jadinho_cordel@hotmal.com




Raul Poeta
Ele nasceu na cidade de Santana do Acaraú no Ceará em 21/11/1980, seu nome artístico é Raul Poeta. Filho de família pobre perdeu o pai muito cedo, tendo na mãe o espelho de uma forte guerreira que se desdobrou para criá-lo, junto com a única irmã. Somente na adolescência, é que ele veio a dar seus primeiros passos na área poética incentivado por Robert Trebor um amigo que já era poeta. Hoje Raul além de poeta é músico, e teatrólogo. É colaborador de diversos concursos literários e em alguns teve seus trabalhos inseridos em coletâneas, em destaque, o concurso literário “conhecendo o parlamento” da Assembléia legislativa do Ceará em 2003 e 2004, o “concurso artístico literário (EPSSP)” pela Secretaria de segurança pública do Ceará em 2004 nas categorias poesia e cordel e o “Prêmio Antonio Girão Barroso” no Ideal clube em Fortaleza em 2004 onde publicou o poema “O sopro”. Veio para a região do Cariri em busca de novos horizontes e de já publicou os cordéis: “A lua de mel do matuto” pelo projeto SESC CORDEL, no SESC Juazeiro e “É lá que o povo se encontra” pelo projeto CORDEL NO CARIRI através do Centro Cultural Banco do Nordeste BNB, ambos em Juazeiro do Norte. Apresentou a performance poética “Desabafo d’alma em estilos poéticos” pelo projeto: ARMAZÉM DO SOM e PERFORMENCE POÉTICA, no SESC do Crato. Reside atualmente em Juazeiro do Norte.

Contato: raul-poeta@hotmail.com 



Hélio Gomes Soares adotou o pseudônomo de Hegos. Nascido em Areia/PB,
veio para Natal na década de 60. É formado em Arquitetura e
Administração pela UFRN. Lá também se especializou em Educação
Holística e Qualidade de Vida, bem como em Educação e Sustentabilidade
Ambiental. Atualmente está concluindo a licenciatura em Ciências da
Religião na UERN.
Hegos é servidor público federal e foi presidente do sindicato da sua
categoria - SINTSEF/RN. Foi também professor da rede pública, e
participou como chargista em alguns jornais do Estado do RN.
Como cordelista, Hegos se identifica com o estilo crítico-reflexivo na
poesia popular, sendo a educação, religião e política os temas de sua
preferência. Cria a capa dos próprios cordéis, utilizando a técnica da
colagem.
Atualmente desenvolve o Projeto Cordel no Shopping, e coordena o
movimento Pro-cordel, que luta pela criação da Academia
Norte-riogrnadense de Literatura de Cordel.