sábado, 27 de junho de 2009

Como se faz uma xilogravura

1º passo: deve-se lixar uma placa de madeira plana.qualquer madeira serve, mas uma das melhores é a umburana, madeira típica do sertão Brasileiro.Começa-se lixando de uma lixa mais grossa até a mais fina possível.

2º passo: Depois de lixada a matriz, passa-se para a fase do desenho.Desenha-se na matriz a imagem que se quer.É recomendável utilizar lápis grafite de numeração 6-B(mais macio), pois outros podem riscar a madeira e fazer com que saiam traços indesejados na impressão.Uma coisa importante é lembrar que a imagem deve ser desenhada ao contrário do que quer que saia na impressaõ,ou seja o efeito espelhado,incluindo qualquer coisa escrita.Lembre-se como toda matriz as imagens são ao contrário(Como num carimbo, por exemplo).






3º passo: O terceiro passo é a fase do entalhe ou corte da matriz, ou seja a parte em que se cavaca a madeira.Para isso utiliza-se ferramentas como as goivas, buris e outros.Corta-se de uma maneira em que fique em alto relevo somente aquilo que se quer que imprima no papel.



























4º passo: O entintamento da matriz. deve-se passar o rolo, emburrachado, especial para gravuras, com a tinta gráfica ou off set.A tinta irá pintar somente o que está em alto relevo.





















5º passo: A impressão.Geralmente o suporte é o papel, recomenda-se um papel de uma gramatura maior, mais grosso, e poroso.Coloca-se o papel sobre a mesa.Depois põe-se a matriz por sobre ele, bem centralizada,vira este conjunto de maneira que a matriz, agora, fique embaixo do papel.Por último fricciona o papel contra amatriz, ou de maneira manual(com colheres, pesos e outros) ou de maneira mecânica(COm uma prensa). Depois é só ir tirando o papel é ver o resultado.



























Lembrando que ecada matriz imprime um certo número de cópias que devem ser definidas pelo artista.Todas as gravuras devem ser assinadas e numeradas(ex: uma tiragem de 10 gravuras, a primeira seria 1/50, as egunda 2/50, e assim sucessivamente.)

28 comentários:

  1. Belo trabalho. Vi as xilogravuras na TVU e vim conferir aqui no site casa do cordel, pois é uma arte inovadora e interessante, temos realmente que valorizar o que é da "terra".
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arte inovadora?!?!? A xilogravura existe desde o seculo VI e a origem é chinesa!!! Foi trazida ao Brasil pelos portugueses e ''adaptada'' principalmente no Nordeste do nosso País há muitos séculos!!!

      Excluir
  2. GOSTEI MUITOOOOOOOOOOOOOOOO MARAVILHOSO PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. caramba podia resumi um pouco mais nér.mais valew peguei cola daqui pro trabalho de artes :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAffff... resumir mais??? Porque nao entregou um trabalho com uma frase entao? Que preguiça!!

      Excluir
  4. muito legal essa xilogravuraa

    ResponderExcluir
  5. gosteii dessa xilogravura mais devia ter resumido um pouco e muita coiissa

    ResponderExcluir
  6. A xilogravura é mágica! Cláudio Almeida.
    João Pessoa - PB

    ResponderExcluir
  7. È uma arte espetacular...e pra completar ainda é Pernanmbucano!!!

    ResponderExcluir
  8. eh xatinho fazer isso
    o professor d artes botou pra lask...

    ResponderExcluir
  9. Desculpe, mas ha um erro em esta parte : "Todas as gravuras devem ser assinadas e numeradas(ex: uma tiragem de 10 gravuras, a primeira seria 1/50, as egunda 2/50, e assim sucessivamente.)" se são 10 gravuras, então seria 1/10 e 2/10 ... e se é 1/50 e 2/50 então são 50 gravuras e não 10 !!!

    ResponderExcluir
  10. muito legal gostei dsa dicas

    ResponderExcluir
  11. Eu achei interessante e bem legal, parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  12. glr Como se chama a pessoa que faz xilogravura?

    ResponderExcluir
  13. eu adorei me ajudou muito no trabalho escolar

    ResponderExcluir
  14. Onde compro umburana madeira para xilogravura

    ResponderExcluir


O Canal da Casa do Cordel no YouTube

O Canal da Casa do Cordel no YouTube está atualizado, se inscrevam, curtam, compartilhem acione o sininho para receber as novas postagens.....